Cortinas de Ar: NBR-16401 – Criada em 2008 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é a norma que regulamenta a instalação de cortinas de ar e sistemas de ar condicionado em todo tipo de ambiente. A diretriz substitui a NBR-6401, publicada em 1980, e leva em conta as mudanças e avanços, principalmente tecnológicos dos aparelhos.
Além de avanços tecnológicos dos equipamentos, a nova norma acompanha o aumento das exigências das empresas nos termos de Saúde, Medicina e Segurança no Trabalho (SMS), as demandas das estações de trabalho e sistemas de processamento de dados e a preocupação com a ergonomia.
No geral essa norma esta dividida em três partes:
– Projeto das Instalações
– Parâmetros de Conforto Térmico
– Qualidade do ar interior
Falando em Termos de Saúde a terceira parte desta norma especifica os critérios sobre qualidade do ar e acompanha as determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), incluindo nível mínimo de filtragem, vazão mínima para ventilação do ar e requisitos técnicos que asseguram um ar saudável para os usuários.
A qualidade dos produtos adquiridos, são fundamentais para evitar prejuízos à saúde das pessoas. Por este motivo, recomenda-se a contratação de um profissional para a execução correta deste serviço e manutenção adequada do equipamento, sempre seguindo as determinações normativas.
ABNT NBR ISO 14644-4:2004 – Já esta ABNT fala sobre Salas Limpas e ambientes controlados associados, na parte 4 temos: Projeto, construção e partida. As salas limpas e os ambientes controlados associados proporcionam o controle da contaminação por partículas em suspensão no ar, em níveis apropriados, para o desempenho das atividades sensíveis à contaminação. Entre os produtos e processos que se beneficiam do controle da contaminação do ar estão os de indústrias, tais como, aeroespacial, microeletrônica, farmacêutica, de dispositivos médicos e de tratamento de saúde.
Nossa empresa pode contribuir para os projetos de salas limpas entre outros, associados a outros métodos de controle.
Fonte da Pesquisa:
www.crea-rs.org.br/site/documentos/links3/Apresentacao_9_11_12_revA.ppt