Cortinas de Ar: De acordo com o crescente número de infectados por vírus e doenças transmitidas por mosquitos, recebemos diversos chamados para utilizar as cortinas de ar como barreira e ajudar no controle destas pragas.
O vírus Zika é transmitido principalmente através de mosquitos. Ela causa sintomas semelhantes aos da gripe, que podem ser superados com o repouso, mas o maior medo é sua capacidade de causar microcefalia em bebês de mulheres grávidas.
As cortinas de ar que geralmente são especificadas por engenheiros e arquitetos e são instaladas por profissionais qualificados, garantem conforto as pessoas no interior do ambiente bem como economia de energia.
As cortinas de ar fornecem uma corrente de ar contínua e estável sob uma porta aberta, tornando praticamente impenetrável por insetos voadores. Durante décadas, os fabricantes do setor alimentício, farmacêutico e outros diversos que necessitam de um alto grau de pureza em seu ambiente fabril, vem recorrendo à tecnologia de ponta empregada nas cortinas de ar, para combater sujidades, poeira, odores e, principalmente, insetos voadores como as moscas domésticas por razões sanitárias, agora com mosquitos transmissores estas mesmas indústrias possuem um propósito renovado para a utilização das cortinas de ar.
O princípio de funcionamento das cortinas de ar, seja cortina de ar industrial ou cortina de ar comercial, se baseia no movimento do ar, que é conhecido pela sua alta eficácia para interromper o voo de insetos, pois esta corrente de ar, quando bem dimensionada, estando regulada e bem direcionada para as diversas aplicações ao qual se aplicam, gera sobre os insetos voadores uma instabilidade em seu voo e a força da lâmina de ar acaba por expulsar o mesmo do ambiente.
Os especialistas em gerenciamento de pragas recomendam salvaguardas passivas, como usar camisas de mangas compridas, usar repelentes de insetos, eliminar áreas de reprodução de água parada e folhas secas e consertar brechas nas telas de janelas e portas.
Cortinas de ar representam um dos poucos impedimentos proativos e livres de produtos químicos para a infiltração de mosquitos quando uma porta é aberta.